terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Querido diário...


O diário é um gênero textual escrito em primeira pessoa cuja finalidade é fazer um registro breve sobre acontecimentos, sensações, pensamentos e qualquer assunto de interesse de quem o escreve.

Antigamente, os diários eram cadernos secretos, muito bem guardados, alguns até com chave, onde eram escritos os pensamentos mais íntimos de uma pessoa.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem usar os blogs, espécie de diário eletrônico, cujos registros ficam expostos on line para qualquer pessoa ler.
Será que as pessoas que usam os blogs como diários realmente escrevem tudo o passa pelas suas mentes ou escrevem apenas aquilo que acham que irá interessar a outros?


Escolha uma das sugestões de produção textual e diverta-se escrevendo:

1. imagine que você é um E.T., um anjo ou um animal que de repente ficou racional e escreva a página de um diário sobre um dia no meio dos humanos. Descreva sua experiência, sensações e opiniões sobre a humanidade.

2.Imagine-se alguém que não seja você - policial, bombeiro, médico, drogado, professor, ou outro - e escreva uma página de diário relatando um dia da sua vida como tal personagem.

Ao produzir o texto, não esqueça de:
- colocar data;
- utilizar a 1a. pessoa;
- utilizar uma linguagem informal;
- relatar acontecimentos interessantes, fazer comentários sobre a vida, descrever sensações, apresentar julgamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu professora agora posso fazer o trabalho com mais facilidade.
Te vejo terça que vem.
Wellington