quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Histórias com tangran


O tangran é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática, mas nós vamos utilizá-lo em nossa proposta de redação.

"Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, sã dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras ledas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo." http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm

PROPOSTA
Utilizar as peças do tangran para montar uma imagem e a partir dela criar uma história em que apareça o monge da lenda em uma de suas viagens: o que ele encontrou, o que aconteceu, o que ele fez, como resolveu alguma situação?


Abaixo seguem algumas sugestões de imagens que você pode montar para criar sua história.

Vejam também os vídeos:


Um comentário:

Paulo Francisco disse...

Nossa, lembrei de como trabalhei com tangran... era muito bom.
Um abraço