terça-feira, 3 de novembro de 2009

Intertextualidade - 6° ano

Vocês conhecem bem a história da Chapeuzinho Vermelho, aquela menina que encontra com um lobo no caminho que escolheu para a casa da vovó.



Agora, apresento a vocês outras versões que dialogam com essa mesma história para a gente discutir em classe como elas se identificam ou se distanciam do conto original.

Fita verde no cabelo - Guimarães Rosa




O Lobo Mau e o Chapeuzinho Vermelho - Gilles Eduar
- Bom dia, Lobo Mau.
- Bom dia, Chapeuzinho.
- Vamos para casa da minha vó?
- Eu é que não!
- Vamos lá, estou levando uma torta.
- Já conheço essa história.
- E então?
- Melhor não.
- O Caçador vai estar lá.
- E você quer que eu vá?
- Se você não comer ninguém ...
- Agora só como verdura com tofu.
- E torta?
- Pode ser.
- Vamos apostar uma corrida?
- Não, vamos andar juntos.
- Você tem medo?
- Não quero virar defunto.
- O Caçador abandonou a espingarda dele.
- Ele não caça mais?
- Não. É namorado da vovó.
- Ela gosta de animais?
- Que nem eu gosto de você.
- Então vamos, coração.
- Vamos, dê-me sua mão.

Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque


Magali em Chapeuzinho Vermelho

15 comentários:

Jose Roberto 6° ano manhã disse...

professora eu percebi que todos são parodias...
percebi que o 1° video tem imagens do filme deu a louca na chapeuzinho(que eu tenho!)e com o audio de outro video ou alguma outra coisa.
o da fita verde eu ja tinha ouvido falar da historia antes mas não me lembro onde e foi o que eu mais gostei!
o da chapeuzinho amarelo é como se fosse uma poesia,é bem o tema que a gente esta estudando(onde se mistura dois tipos de texto)nesse caso fizeram uma parodia da historia "chapeuzinho vermelho" e colocaram partes de poesia(rimas).

Beatriz 6ºAno-Manhã disse...

O vídeo é ótimo!Adorei Porfª. Regina!Muito bem bolada!Engraçada a parte que Chapeuzinho Vermelho descorda em terminar a história!E no final em que a Magali fica no lugar do lobo?Hahaha!Muito bem bolado!Valeu Profª. Regina!

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Obrigada pela visita e por palavras tão graciosas para com o meu trabalho. Fique tranquila, pode usar sim. Será uma honra.
Volte mais vezes, terei sempre uma história para te contar.
Fique com o BEM e com a PAZ.
saudações Florestais !

Unknown disse...

Regina gostei muito dessa proposta de se trabalhar com o mesmo texto em diversos gêneros como o da chapeuzinho, gostaria de saber se voce tem outra proposta que se trabalhe do mesmo modo?

Camyla disse...

Profª Regina naum pude entender muito os vídeos pois o audio do meu computador não está pegando porque um dos fios da caixa de som torou -aff-.
Más depois quando estiver pegando eu vejo com atenção.
Desculpa!
Beijão

Rafaela Braga disse...

gostei dos dois videos são muito legais pois as duas histórias são parodias. Engraçados como no segundo video tornaran-se amigos.
Rafaela Braga

Anônimo disse...

Olá Professora,
Gostei muito dos dois videos. São ótimas paródias.
Gostei principalmente do segundo vídeo.

Rafaela Braga

Vivi_G_v disse...

Em todas as histórias aparecem um lobo.As chapeuzinhos tem sempre algum tipo de medo do lobo.Todas vivem em um bosque.
Essas são as semelhanças de todos os vídeos.
Mas o que mais distanciou foi a da Chapeuzinho amarelo, porque ela não tinha uma vovó doente,nem uma cesta para levar doces,etc.
A que eu mais gostei foi a da Fita Verde no Cabelo,Bjs.
Adorei os vídeos :D

Ian disse...

Gostei muito dos dois vídeos, principalmente o segundo que e mais engraçado por causa da magali que nao sabe nada sobre a história.

Ian disse...

Gostei muito dos vídeos, principalmente do segundo, que é mais engraçado por causa da "Magali" que substitue o chapeuzinho vermelho sem saber nada sobre a história.

Ian disse...

Gostei muito dos vídeos, principalmente do segundo, que é mais engraçado por causa da "Magali" que substitue o chapeuzinho vermelho sem saber nada sobre a história.

Unknown disse...

Iaew professora, vi os testos e os videos, e vi que todas tem uma relação com a história real da chapeuzinho vermelho, seja triste( o da fita verde) ou engraçado (da Magali.


O melhor video foi a da Magali *-*


Daniel

LITTLE Blog disse...

Olá professora, eu não pude respoder antes por isso estou falando agora.
Eu achei os videos muito legais, o primeiro contava a historia real da Chapeuzinho Vermelho. Já o segundo (fita verde no cabelo) falava sobre uma hitoria diferente aonde não havia Lobo, mas sim uma avó que era doente, esse foi o que eu mais gostei! O terceiro (Chapeuzinho Amarelo) falava sobre uma menina que tinha medo de tudoinclusive do Lobo até que um dia ela se encontrou com o Loboe derrepente o seu medo desapareceu. Já o quarto da Magali foi bem engraçado aonde a verdadeira Chapeuzinho resolve ser atriz de cinema e a Magali substitui ela e assim começa as atrapalhações até que a verdadeira Chapeuzinho aparece. Mas quem é o Lobo ou melhor, o ladrão de doces?... A Magali!

gostei muito dessa tarefa!!!
Abraços! Tchau!

ASS. Igor de Araujo 6° tarde

Anônimo disse...

Gostei muito do Chapeuzinho Amarelo é um vídeo diferente, criativo e divertido



Rodrigo O.o

Natália Oliveira disse...

Gostei , muito dos videos PARABÉNS conseguie ate fazer um trabalho !
que o Senhor Jesus esteja sempre contigo ! , é que ele lhe der mais sabedorias , para que poças fazer mais . enfim eu AMEI !