Este blog está destinado aos conteúdos das aulas de redação, atividades propostas, dicas de sites, vídeos, notícias, poesias, letras de músicas, histórias, quadrinhos, mensagens e produções dos alunos do Colégio Líder (João Pessoa - PB).
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Crise de risos: Entrevista
O vídeo abaixo é uma lição sobre o que NÃO se deve fazer em uma entrevista.
Outras dicas importantes:
1. Montem uma equipe de reportagem com três ou quatro colegas. Pesquisar o assunto e o entrevistado é a primeira regra para uma entrevista inteligente. Mesmo com um rascunho dos assuntos a serem abordados em mãos, o entrevistador deve estar preparado para fazer novas perguntas, caso as respostas forcem a isso.“O repórter tem o dever de ser cortês, mas isso não proíbe que seja insistente até que toda a sua legítima curiosidade esteja satisfeita”.GARCIA, L. Manual de redação e estilo. São Paulo: Globo, 1993.
2. Cheguem a um consenso sobre quem será o entrevistado. Considerem a importância do que ele tem a dizer, o interesse do público, a acessibilidade a ele.
3. Combinem com o entrevistado o lugar e a hora em que a entrevista acontecerá. Procure saber também quanto tempo vocês terão para a entrevista.
4. Elaborem um rascunho com os temas e os subtemas que poderão ser abordados. Se preferirem, podem enunciá-los em forma de perguntas.
5. Consigam um gravador e uma câmera fotográfica. Levem também um caderno para fazer anotações. Peçam permissão para usar o gravador.
6. Lembrem-se de que vocês podem fazer perguntas diretas e incisivas sem que o clima de cordialidade da conversa seja prejudicado.
7. Transcrevam a entrevista tal como ela foi concedida.
8. Depois da transcrição, comecem a edição do material. Para isso, vocês deverão selecionar e reorganizar alguns pares de perguntas e respostas. Escrevam um rascunho da entrevista editada e incluam um título, um subtítulo, uma citação do entrevistado, frases destacadas e fotos. Prepare uma breve síntese de apresentação do entrevistado e dos tratados na entrevista que será incorporado ao se iniciar o texto. Utilizem os dados que obtiveram sobre o entrevistado enquanto preparavam a entrevista .
9. Passem a limpo a entrevista editada. Revisem a ortografia com a ajuda de um dicionário, observem se usaram adequadamente os sinais de pontuação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bom Regina, adorei o video
P.S: A cara do entrevistado é a melhor parte.
Beijo
Lucas Soares - 9º ano
Pode fazer digitado ?
Postar um comentário