quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Crise de risos: só para os alunos do oitavo ano

OI, pessoal!

Nesta semana vocês têm uma tarefa especial: realizar uma entrevista.

Aqui vão algumas dicas:

1. Montem uma equipe de reportagem com três ou quatro colegas. Pesquisar o assunto e o entrevistado é a primeira regra para uma entrevista inteligente. Mesmo com um rascunho dos assuntos a serem abordados em mãos, o entrevistador deve estar preparado para fazer novas perguntas, caso as respostas forcem a isso.

“O repórter tem o dever de ser cortês, mas isso não proíbe que seja insistente até que toda a sua legítima curiosidade esteja satisfeita”.
GARCIA, L. Manual de redação e estilo. São Paulo: Globo, 1993.

2. Cheguem a um consenso sobre quem será o entrevistado. Considerem a importância do que ele tem a dizer, o interesse do público, a acessibilidade a ele.

3. Combinem com o entrevistado o lugar e a hora em que a entrevista acontecerá. Procure saber também quanto tempo vocês terão para a entrevista.

4. Elaborem um rascunho com os temas e os subtemas que poderão ser abordados. Se preferirem, podem enunciá-los em forma de perguntas.

5. Consigam um gravador e uma câmera fotográfica. Levem também um caderno para fazer anotações. Peçam permissão para usar o gravador.

6. Lembrem-se de que vocês podem fazer perguntas diretas e incisivas sem que o clima de cordialidade da conversa seja prejudicado.

7. Transcrevam a entrevista tal como ela foi concedida.

8. Depois da transcrição, comecem a edição do material. Para isso, vocês deverão selecionar e reorganizar alguns pares de perguntas e respostas. Escrevam um rascunho da entrevista editada e incluam um título, um subtítulo, uma citação do entrevistado, frases destacadas e fotos. Prepare uma breve síntese de apresentação do entrevistado e dos tratados na entrevista que será incorporado ao se iniciar o texto. Utilizem os dados que obtiveram sobre o entrevistado enquanto preparavam a entrevista .

9. Passem a limpo a entrevista editada. Revisem a ortografia com a ajuda de um dicionário, observem se usaram adequadamente os sinais de pontuação.

10. NÃO FAÇAM que fez o entrevistador do vídeo a seguir!!!!


Boa entrevista!


Muitos beijos para vocês e até a próxima!


Nenhum comentário: