terça-feira, 31 de maio de 2011

Oficina literária

Queridos alunos que vão participar da oficina "Escrita Criativa":

Local: Espaço cultural, rampa 1, sala 5 e 6.

Das 14h às 16h30

A gente se encontra lá!

bjs


terça-feira, 24 de maio de 2011

Autobiografia de Wanessa Eloy

Escrever uma autobiografia não é coisa fácil, ainda mais para pessoas que ainda não viveram muito para ter o que contar.

A aluna Wanessa do 8º ano seguiu a receita direitinho e combinou criatividade e bom humor à sua breve história de vida e criou um texto muito gostoso de ler.

Parabéns, Nessa, ou Nessinha, sei lá!

Bjs

AUTOBIOGRAFIA

Meu nome é Wanessa Janinne Eloy da silva. Também sou conhecida por “Nessa”, “Nessinha”, “Wanessinha”, “Pimentinha” e “Bibi” (este foi um dos meus primeiros apelidos...dizem que tudo o que eu pedia apontava dizendo “bibi” e fazendo um bico lindo).

Sou a única filha de Christianne Costa Cloy, dentista, apaixonada por mim...e de Sidcley Wagner Fagundes da Silva, meu pai, de quem sou a filha do primeiro casamento.Nasci em 10 de julho de 1998, praticamente nas finais da copa onde o Brasil perdeu pra França, deixando de se consagrar pentacampeão... De acordo com algumas notícias divulgadas pela mídia “combinou-se que o Brasil seria derrotado durante o 'golden goal' (prorrogação com morte súbita), porém a apatia que se abateu sobre os jogadores titulares fez com que a Ffrança, que absolutamente não participou desta negociação, marcasse, em duas falhas simples do time brasileiro, os primeiros gols.

Significado do meu nome – Wanessa - gênero de lindas borboletas. Indica dinamismo é realizadora de projetos que comportem fama e celebridade. É próprio de pessoas que sentem uma especial atração pelo brilho social, apegadas às aparências. São pessoas de seriedade, respeitosas e principalmente estudiosas. Quanto ao Janinne - hebraico - variante ortográfica de Jane. Significa Deus é cheio de bênçãos . Só posso dizer que foi muito feliz a escolha do meu nome... Sem perceber estavam determinando essa pessoinha maravilhosa que faz amigos onde chega.

No ano 2000, o Brasil fez 500 anos e todos os políticos repetiram a frase que é dita desde o descobrimento "este é um país de futuro!" E eu já era parte deste futuro. Estaria começando a minha carreira estudantil. Estava no maternalzinho e, falando em fazer amigos...lembro meu primeiro dia de aula na escola “Criança feliz”. De cara a zeladora do colégio me adotou como netinha...era tanto colo, cheiro, tanto que minha mãe morria de ciúmes. Como eu morava perto da escola, tia Mara, essa maravilhosa senhora, vez por outra pedia a minha mãe para me deixar na escola no período que eu não estudava para ficar lá com ela ... isso quando não pedia que mamãe me levasse para a casa dela para brincar com sua netinha que era um pouco mais nova que eu. E a tia Sandra, um doce, mãe da Clarice, mais velha que eu um ano, vivia competindo com tia Mara para me ter por perto. Sempre que podia, pedia a mamãe para me deixar brincando com a Clarisse, inclusive nos finais de semana. Poxa, faz um tempão que não as vejo.

No Criança Feliz, me alfabetizei e estudei até o terceiro ano onde deixei uma outra grande amiga, a Carol. Foi difícil quando mudei para o Colégio Líder. Era tão paparicada na minha escola antiga. Mas depois que me adaptei, tudo passou a correr de forma tão gostosa... e a vida colegial já não era só brincadeiras. Vieram as responsabilidades. Conheci as temidas provas... tinha aulas de português, matemática,... e pra minha surpresa eram professoras diferentes. Como esquecer tia Sandra (essa não é a mesma do criança feliz não, mas também me dava muito com ela).

Conheci minhas futuras amigas Camyla Canderley, Bia Torres , verdadeiras patricinhas como eu. Nesta fase, eu fazia natação no Dede e fui chamada para praticar saltos ornamentais. Era muito bom, mas tomava quase todas as minhas tardes e, como já tava ficando mocinha, tive que optar por deixar estas atividades para fazer inglês. Comecei a estudar línguas por insistência da minha vó materna que de cara me matriculou na Cultura Inglesa. Um ano depois, segui os passos de minha mãe e fui estudar no CCAA onde hoje curso o tn5. Não querendo ser melhor que os outros, mas sou a aluna mais aplicada da minha turma e, se for para aprender músicas de Cody Simpson (tremendo gatinho) pode contar comigo (amo).

Usei aparelho ortodôntico durante dois anos e vou voltar a usar, sendo que desta vez a tecnologia é outra, nem vou poder escolher as liginhas. Meu novo aparelho não recebe liguinhas, é todinho de metal. Dizem que não vou precisar extrair dentes... Faço qualquer coisa para não passar por isso. Odeio ver sangue, principalmente se for o meu.

Ia esquecendo. Deixei de roer unhas este ano. Não sei bem o motivo, mas acho que é porque acho lindo ver minhas unhas imensas bem pintadas. E elas são bem fortes e bonitas. Meus pais nem acreditaram que parei de roê-las.

Estou cursando o 8º ano e hoje, 02 de maio de 2011, uma segunda-feira cheinha de surpresas na mídia, como a morte de Osama Bin Laden. Comecei o dia com provas de Geografia e projeto de leitura, tive que fazer esta autobiografia como tarefa de Redação.

Wanessa Eloy - 8º ano


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oficina literária

Olá, pessoal!

Atenção para uma preciosa oportunidade!

Estão abertas as inscrições para as oficinas da Semana José Lins do Rêgo:
ESCRITA CRIATIVA e PROCESSO DE CRIAÇÃO POÉTICA

As duas farão parte da programação da Semana Cultural José Lins do Rego e as aulas acontecerão nos dias 1, 2 e 3 de junho, das 14h às 16h30, nas dependências da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Informações e inscrições pelo site www. funesc.com.br

A gente se vê por lá!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Notícia sobre a premiação


Olá, minha gente!

A notícia sobre a premiação do Concurso de Redação dos Correios foi divulgada no caderno cultural do Jornal Correio da Paraíba do dia 7 de maio.

Para conferir a notícia, clique duas vezes na imagem.

bjs

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Premiação do 40º Concurso dos Correios

Hoje, 5 de maio, data em que se comemora o Dia das Comunicações, representantes dos Correios no Estado da Paraíba estiveram em nossa escola para premiar nossas alunas Caroline Bezerra e Gabriela do Nascimento pelos respectivos 1º e 2º lugares na fase estadual do 40º Concurso Internacional de Redação dos Correios.


Para todos nós do Colégio Líder também foi motivo de muita alegria saber que a redação de Ana Caroline ficou em 3º lugar na etapa nacional após concorrer com mais de 5.000 cartas em todo o Brasil.

Meus agradecimentos à empresa de Correios e Telégrafos no Brasil por este importante trabalho de incentivo à Cultura; ao Colégio Líder que nos dá permissão de por alguns dias abrir mão do currículo pré-determinado para buscar por meio de pesquisas o repertório argumentativo tão importante para a criação destas cartas; aos pais que são grandes incentivadores e companheiros; e, finalmente, a vocês meninas que aceitaram o desafio de participar deste concurso e neste momento colhem os frutos de uma importante conquista em suas vidas.


Profa. Regina